quarta-feira, 31 de março de 2010

Trajetória Pastoral em Vila dos Remédios e Motivos de Minha Volta Para IB Adonai

Através de uma indicação do Sebarsp conheci a congregação batista em vila dos remédios, trabalho iniciado pela igreja batista regular em lageado em abril de 2006. Conheci esta pequena congregação em Junho de 2008 e passei alguns meses participando da EBD para tomar a decisão de aceitar ou não o convite para pastoreá-la. Notei que apesar de existirem desde 2006 o trabalho estava muito crú, com poucas pessoas convertidas e uma estrutura centralizada do líder que a igreja mãe havia enviado para lá.
Acabei decidindo aceitar o convite(02/10/2008), deixando para trás a igreja adonai na qual fui membro desde 1996 e minha esposa tinha um história ainda mais longa nesta igreja. Éramos muito amados lá e eles fizeram uma despedida muito emocionante no último domingo de setembro de 2008. Ao mesmo tempo que desejava ir para esta nova igreja, não queria sair de adonai. Parece que este sentimento já era uma previsão de que logo voltaríamos.
Durante os 17 meses que fiquei em vila dos remédios pude crescer espiritualmente e trabalhar bastante na obra, em evangelismo e discipulado, e preparo de diversas mendagens. Fizemos cultos nos lares visando evangelismo e graças a Deus pude batizar 4 pessoas e neste tempo também oficializamos a membresia de mais 3 irmãos que vieram de outras igrejas. Quando cheguei a congregação só tinha 1 membro, e quando sai deixei-a com 8 membros, pela graça de Deus.
Gostaria de ter feito muitas outras coisas lá, mas alguns motivos nos levaram a tomar a decisão de deixar a congregação e voltar para Adonai. Principalmente o fato de não termos nos adaptado bem a mudança de ministério. Minha esposa e meu filho Gustavo sentiram muito a mudança e não conseguiram ficar confortáveis nesta nova igreja. Logo quando chegamos lá a Sane deu a luz a Giovana, e isto dificultou ainda mais o envolvimento dela com a igreja. Meu tempo era pouco para cuidar de duas famílias, já que trabalho na SBTB. Desta forma não estávamos felizes no trabalho do Senhor. Estávamos servindo, mas não com a alegria que Deus espera e é digno de receber de nossa parte.
Deixei a congregação com a certeza de ter feito um bom trabalho e de ter sido bênção na vida daqueles irmãos. Foi muito gratificante ouvi-los dizer o quanto vão sentir minha falta e do quanto fui bênçãos em suas vidas. Oro para que eles fiquem firmes no Senhor. Fica minha saudade do Sérgio, Lucélia, Alcides, Rose, Bete, Eliana, Mazinho, Juliete e irmã Iranides. Estes dão os irmãos mais firmes e compromissados com a obra naquela congregação. Espero que os demais se tornem assim como eles.
Meu retorno oficial para Adonai se deu em 28/03/10 como também minha despedida da congregação. Espero continuar sendo útil no ministério juntamente com minha família neste novo recomeço em Adonai, uma igreja que nunca nos abandonou e sempre nos amou.
Pr. Daniel Barros