Amazon MP3 Clips

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Liderança Corajoso

Liderança Corajoso
Js. 1:1-11

Introdução

Um líder corajoso passa o bastão; mas não para qualquer um. Paulo entendia muito bem que a continuidade de seu ministério caberia àqueles que ele treinasse. Assim ele fazia com homens fiéis, os preparando para o ministério. (II Tm.2:1-2).

Moisés, como um líder sábio, preparou também um homem fiel para o substituir na liderança do povo de Israel(Dt.34:9). A fidelidade de Josué se evidenciou quando dez dos doze espias desanimavam o povo para não conquistarem a terra prometida devido os gigantes que habitavam nelas; enquanto Josué dizia o contrário, mostrando sua confiança em Deus. (Dt.13:16,28-14:1-10).

Deus destinou a nós homens as grandes obras, mas também os grandes desafios. Moisés e Josué foram líderes corajosos em tempos de crise. Quais crises enfrentamos hoje em nossas vidas e ministérios?

Acredito que a nossa crise como homens e líderes é o SUCESSO. Nós buscamos o sucesso em todas as áreas de nossas vidas; e quando o sucesso parece distante, nós perdemos a coragem de prosseguir.

A palavra CRISE em chinês é composta por duas palavras: Perigo e Oportunidade.

Josué passou por crises que o tornaram apto para substituir Moisés. Talvez houvesse desconfiança da parte do povo pois:
· Ele não tinha nenhum milagre no currículo
· Nem cajado ele tinha (sinal de liderança)
· Milhões de pessoas sob sua liderança; será que ele daria conta?

Qual foi o segredo do sucesso de Josué?

I. Era um líder servo. V.1

1. Moisés foi um líder que serviu a um povo e, apesar disso, perdeu a paciência em alguns momentos, não sendo um servo por inteiro
2. Josué foi um servo que liderou. Sua vida foi de serviço e a sua atitude de servo conferia-lhe a autoridade de líder. V.1 c/Dt.34:9
3. Reconhecidamente servo de Moisés. Ex.24:13.


“Josué seguia Moisés de perto, o tinha como seu mentor; alguém que merecia respeito e obediência”


II. Confiava nas promessas de Deus. Vs.

1. Conquista, v.3
2. Irresistível, v.5
3. Canal de bênção para o povo, v.6

“Todas estas promessas foram dadas a Moisés, mas ele não pode desfrutar de seu cumprimento devido sua indisposição para obedecer ao Senhor”

Talvez os frutos de nosso serviço ministerial sejam colhidos por outros. Precisamos de alguém como Josué para manter estes frutos conservados por longo tempo.


III. Cumpriu as ordens de Deus. Vs.10-11

1. Levanta-te e passa o Jordão. V.2
2. Esforça-te e tenha coragem. V.6
3. Seja fiel as ordens de Moisés. V.7
4. Guarda o livro da lei. V.8


Conclusão

Moisés o grande líder estava morto e a grande responsabilidade de liderar o povo ficou com Josué. A tarefa parecia grande demais para ele, por isso Deus termina suas recomendações a ele com palavras de conforto e confiança (v.9).

Deus mostra a Josué que o segredo do sucesso é fazer o que Ele estava mandando. O povo estaria com Josué enquanto ele estivesse com Deus, vs.16,17.

Se quisermos alcançar o sucesso em nossos ministérios, em nossa liderança familiar e nos demais aspectos da vida, precisamos estar sob as ordens de Deus, como servos fiéis, e assim teremos autoridade para levar outros a seguirem nossa liderança.

Pr. Daniel Barros – 16.10.2009

Nenhum comentário: